» Desratização  
     
     
 

Consiste no combate e controle, ou até eliminação da colônia de ratos, pois esses roedores infestam toda a cidade; casas, lojas, empresas, restaurantes, lanchonetes, condomínios, ruas, terrenos baldios, córregos, etc. Houve casos que até em apartamentos foram encontrados esses animais, e onde passam contaminan deixando urina, fezes, pêlos e destruição com prejuízos incalculáveis. As perdas econômicas causadas pelos roedores são muitas, entre elas estão: o rendimento dos cultivos, a qualidade dos produtos agrícolas armazenados, além dos danos estruturais e instalações residenciais e industriais, como roedura de cabos elétricos, tubulações, embalagens, peças de madeira, etc. E o pior, transmitem vários tipos de doença. Os roedores abrigam ectoparasitas, sendo importantes portadores de agentes causadores de uma série de enfermidades infecciosas, entre as quais se destacam: Peste negra, Peste bubônica, Salmoneloses, Leptospirose, Tifo, Hantavirose e muitas outras doenças prejudiciais ao homem. Por último estão sendo realizadas pesquisas que indicam os ratos como transmissores do Hanta-vírus, os quais causam a morte do ser humano em poucos dias. É uma das mais terríveis espécies de vírus, com uma capacidade tão destrutiva que vem causando grandes preocupações nas autoridaddes sanitárias. Extremamente habilidosos esses roedores conseguemsobreviver à perseguição constante que sofrem dos homens, no entanto, hoje já existem produto e métodos altamente eficazes contra essa praga.

Controle  
O êxito no controle de roedores tendo como ponto de partida o Manejo Integrado de Pragas (MIP), onde a inspeção e a identificação das espécies é fundamental para a decisão da estratégia de controle a ser adotada. Métodos de armazenamento de alimentos, barreiras físicas, limpeza, e tratamento químico favorecem o controle dessa praga. Podemos oferecer-lhe o controle dessa praga com suporte técnico e com resultados economicamente satisfatórios eliminando esse problema.


   
Com esse propósito, a YOKADA possui produtos nas formulações em blocos, pellets e pó de contato para as mais diversas situações de controle. Todos os produtos utilizados são acondicionados em Porta Isca (caixa de PVC) denominada PPE’s (Ponto Permanente de Envenenamento) e este processo não necessita a ausência de pessoas do local tratado.
 

Biologia e Hábitos

Caracterizam-se por serem pragas de áreas urbanas e agrícolas.
 
Generalidades
Do ponto de vista sanitário, da proteção de alimentos e de outros bens, as espécies de maior importância são os roedores comensais, aqueles que vivem em estreito contato com o homem: Ratazana (Rattus norvegicus), Rato Preto ou Rato de Telhado (Rattus rattus) e/ou Camundongo (Mús musculos).
Todas essas espécies de grande prolificidade.
 
Tipos de Roedores comuns em nosso convívio:
 

Rattus norvegicus

Conhecido também como Ratazana ou Rato de Esgoto, adapta-se facilmente em qualquer ambiente, procriando-se rapidamente: uma fêmea reproduz até 10 vezes por ano e tem de 8 a 10 filhotes por vez, depois de 04 (quatro) meses já estarão aptos a reproduzirem-se também.

   

Mus músculos

O popular camundongo, que de inocente nada tem, produz grande destruição em tudo quanto é comestível, desde cereais e frutas até carne e, decomposição, chegando a disputar o mesmo alimento entre si.

   

Rattus rattus

Conhecidos como Ratos de Telhados, são também importantes pragas nos meios urbanos e rurais, e trazem consigo além de doenças, grande prejuízos financeiros aos estabelecimentos.